segunda-feira, 22 de abril de 2013

Vida e Administração.




A muito percebi que muito da teoria da administração pode ser aplicada na vida pessoal. O marketing pessoal, o planejamento, os cronogramas e metas, as relações interpessoais, o networking então, nem se fala. O problemas é que a grande maioria das pessoas não entende isso. A intolerância impera e prejudica, a falta de "simancol" atrapalha... 


Hoje eu percebo que se tivesse continuado a viver e pensar (principalmente pensar) do mesmo modo que costumava fazer, hoje não seria o que me tornei. Talvez mais auto-crítico, mas sincero com relação aos meus defeitos e atitudes. O Segredo sempre foi mudar, alterar a visão parcial para uma neutra e total, ver com os olhos de quem esta de fora, sem relação pessoal e emocional. Claro, muitas vezes nós não conseguimos pensar com o lado racional, mas ainda assim é necessário tentar, fazer com que dê certo.

Na administração o que aprendemos primeiro é que sempre devemos enxergar pela visão do Administrador (ou o dono do negócio), qual a missão que a empresa tem e quer alcançar, qual o motivo pela qual ela existe e trabalha para ser. Acho que isso se aplica ao pessoal, tanto quanto no profissional. Devemos sempre tentar descobrir qual a missão de nossas vidas e trabalhar duro para alcançá-la.

Estabelecer metas é preciso e crucial para uma vida de conquistas e glórias (?). A teoria de Maslow ensina que os funcionários de uma empresa tem 5 necessidades básicas para atingir  um bom trabalho:


  1. Fisiológica: necessidades que vão do sono a pausa para comer e ir ao banheiro;
  2. Segurança: sentir-se seguro onde trabalha e vive, ter tranquilidade e estabilidade para exercer sua função;
  3. Relacionamento (social): ser respeitado e respeitar, socializar com outras pessoas;
  4. Auto-Estima: reconhecimento, sentir-se importante, promoções, responsabilidade por resultados;
  5. Auto-Realização: chegar onde sempre almejou, ter poder de decisões e realizações, trabalhos criativos e etc;


E é no 5 que quero chegar. Onde nunca consegui e espero conseguir.

Posso tirar de tudo que aprendi e estou aprendendo que a ignorância e falta de conhecimento é prejudicial a saúde e relações interpessoais, por que sempre vai interferir nos resultados que um dia você deseja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário