sexta-feira, 12 de abril de 2013

Déjà vu

Calma, não é a banda Déjavu da qual estou falando. Se quiser saber qual é, procure no Google e tenha um susto.
Você já teve a sensação de que já presenciou uma cena ou algo antes mesmo de acontecer? Normalmente parece até sonho, pois acreditamos ter sonhado ou tido uma visão do que esta acontecendo nesse momento. 

Antigamente eu vivia tendo esse tipo de "visão". Pelo menos umas 3 vezes por semana, presenciava um Déjà vu na minha cabeça. Não sei se meu cérebro era muito mais ativo (hoje ta foda, esqueço tudo com muita facilidade), ou eu realmente via isso em meus sonhos.

Lembra do filme Matrix? Nele, existe uma cena onde o Neo esta em um prédio com os demais personagens e ele presencia uma cena se repetir 2 vezes. O filme explica (no contexto da estória) que o Déjà vu aconteceu por que o programa havia sido modificado e precisou ser reiniciado, fazendo com que a cena se repetisse.
De acordo com o Wikipédia (é eu não tive saco pra procurar fontes mais confiáveis, contente-se com isso): 
O Déjà vu é a sensação que se dá por conta que uma memória ou uma simples lembrança de algo que aconteceu rapidamente, fique armazenada em sua memória de longo prazo, sem passar pela memória imediata, ou seja, você guardou uma lembrança de algo, que você "não presenciou", ao presenciar novamente você tem a estranha sensação de já ter vivenciado aquele fato.


Se quiser ver mais sobre o assunto, tem um filme que é muito bom com o Denzel Washington, que leva o mesmo nome da sensação que estamos falando: Déjà vu.

Hoje em dia quase não tenho essas sensações estranhas, por isso fiquei tão surpreso ao ter uma hoje pela manhã. E você já teve um Déjà vu desses?

Nenhum comentário:

Postar um comentário