quarta-feira, 17 de abril de 2013

Amigos no Trabalho?




Você já tentou fazer amizade no trabalho? Você tem amigos no trabalho?

Não, não é essa pessoa que você passa e diz "bom dia" pela manhã que me refiro como amigo. Pergunto se você tem um amigo de verdade dentro do seu ambiente de trabalho. Aquele que te visita em casa, sai com você nos fins de semana, guarda segredo e etc. Venho pensando sobre isso e percebi que não há amizade em um ambiente corporativo. Seja em uma empresa Grande ou Pequena. Não existe relação entre os funcionários que sejam tão próxima que possa se tornar amizade.

Alguns até dizem que possuem SIM amigos na empresa onde trabalham, mas basta uma pergunta para que todos fiquem confusos: Quando você sair da empresa, essas pessoas te procurarão?


Não! Não irão te procurar. É um fato! E não me venha com essa de que as pessoas são ocupadas e que não sobra tempo e blá blá blá...

O que acontece é que temos um ambiente hostil nas empresas, somos todos os dias praticamente comidos vivos por nossos chefes, clientes, fornecedores. Se não matarmos, morremos! Por mais legal que seja o ambiente, as pessoas, seu chefe, se é no Google ou em uma repartição pública, você sempre terá "inimigos".

Esses inimigos não querem realmente seu mal, querem apenas que o trabalho que estão desenvolvendo seja feito da melhor forma possível para que elas não sejam prejudicadas. E meu amigo, sempre sobra pra um!

Uma pessoa que trabalha na mesma empresa que eu, sempre faz questão de dizer a quem estiver disposto a ouvir, ou mesmo para quem estiver perto e não tiver tempo de tapar os ouvidos quê: "- Eu não estou aqui para fazer amigos (...)".

A frase parece completamente hostil e rude a primeira vista. Muitas pessoas pensariam milhões de vezes para soltar alguma coisa parecida no meio da empresa, mas realmente essa frase faz todo sentido quando paramos pra pensar. Ninguém vai para uma empresa e aceita trabalhar nela por que gosta ou acha que vai se divertir. Todo mundo vai obrigado, ou você prefere estar no trabalho do que estar se divertindo em casa com sua família, jogando PSP, XBOX ou fazendo coisas pessoas, sei lá...

Não! Você esta na empresa obrigado. Você esta na empresa por que precisa de dinheiro.

Eu já trabalhei em uma empresa onde todos eram Amigos, sim é possível! Mas ainda assim existiam brigas e pequenas intriguinhas. Foi o melhor emprego que eu tive, mas claro, só a parte onde todos eram amigos por que o salário era uma merda. 

Mas e aí Luciano, é possível ou não ter amigos dentro do ambiente corporativo? 

Sim, é possível. Mas é uma coisa que precisa ser trabalhada principalmente pelo alto escalão das empresas. Se os donos, diretores e gerentes não estimularem as relações pessoais dentro da empresa, a coisa nunca anda. Outra coisa que também ajuda é que nós temos sempre que ter em mente que ninguém é obrigado a fazer favor para ninguém. Cada um tem sua responsabilidade e suas cobranças diárias, ninguém vai parar parar o que estão fazendo pra nos ajudar, entenda isso. Alguns "seres" que são encontrados dentro das empresas acham que o mundo gira em torno do umbigo delas e tratam as pessoas com desdem e arrogância.

O que deve existir é colaboração. Pense nisso e torça para que os demais também façam o mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário